Imagens para levar
Cartões, fotografias e imagens digitais produzidas pelo modelo Stable Diffusion 1.5 a partir de descrições elaboradas pelo modelo CLIP de visão computacional.
As “Imagens para levar”, que foram chamadas inicialmente de “Outras Imagens Daqui”, foram um desdobramento dos passeios com uma IA. As imagens que capturamos pela cidade foram transformadas em uma espécie de cartão que foram deixadas em alguns lugares e também distribuídas durante a exposição Ocupagens.
Estas imagens foram produzidas a partir de alguns locais da cidade de Pelotas. Acompanhava as imagens o endereço onde a fotografia inicial foi capturada bem como a descrição produzida por um algoritmo de visão computacional e as imagens produzidas pela inteligência artificial a partir da descrição e da imagem original. São duas imagens produzidas pela inteligência artificial: a primeira impressão que ela teve da imagem capturada pela câmera fotográfica e a imagem final resultado do processo de criação.
Estas imagens foram um meio de dar materialidade às imagens digitais produzidas pelas máquinas, que passaram ocupar outros lugares.