Das Imagens-Lixo às Imagens-Selvagens

Das Imagens-Lixo às Imagens-Selvagens

As imagens que compõem esta exposição, chamadas de Imagens-Selvagens, são resultado de um projeto de pesquisa em processos de criação, realizado em coautoria com inteligências artificiais.

Estas imagens nem sempre foram chamadas de Imagens-Selvagens. Antes de receberem este nome eram conhecidas como Imagens-Lixo. Imagens estranhas, deformadas e descartáveis por serem percebidas como de baixa qualidade, de acordo com o que se espera, ao menos no senso comum, das imagens produzidas por inteligências artificiais generativas. 

Elas se tornaram Imagens-Selvagens quando pararam de serem percebidas como uma espécie de reação às boas imagens produzidas por inteligências artificiais e passaram a ser afirmadas como um modo de escapar de uma força que faz funcionar uma estética da otimização e docilização. Em nossa pesquisa decidimos apostar nessas imagens para investigar o que podemos produzir com uma IA para além dos clichês e usos comuns que são feitos delas.

As Imagens-Selvagens são resultado de uma instauração coletiva que busca fazer fugir uma lógica do cálculo e da eficiência que atravessa os pensamentos que  produzem inteligências artificiais, procurando encontrar e inventar outras histórias para contar novas histórias sobre nossas relações com os objetos técnicos que construímos e sobre isso que temos ajudado a fazer de nós mesmos.